
Dra. Paula Yoshiko Masuda
(14) 3322 5458

PEELING
Cuidados Pré-peeling: Quando for realizar a sessão de peeling, a pele não pode estar bronzeada para previnir o aparecimento de manchas. Providenciar protetor solar de acordo com o tipo de pele.
Cuidados pós-peeling: Logo após o procedimento haverá um ressecamento da pele que é transitório e esperado. Pode ocorrer uma leve ardência também. A descamação é bem fina e geralmente começa de dois a quatro dias após a aplicação, podendo durar até sete dias. Logo após o início da descamação, a pele fica um pouco avermelhada e sensível. Essa pele nova é muito susceptível a manchas, por isso, muito protetor e nada de sol!
A limpeza deve ser suave. Dê preferência aos sabonetes para peles sensíveis nesse momento. Redobre os cuidados com o protetor solar. Um solzinho pode colocar tudo a perder! Interrompa a medicação usada no preparo da pele. Mantenha a pele protegida e hidratada. A hidratação adequada é fundamental para diminuir a vermelhidão e o desconforto. Não aplique NADA que não tenha sido prescrito por seu Médico, até que sua pele volte ao normal. O mais importante: NUNCA arranque as peles ou casquinhas que estão se soltando. Sua retirada atrapalha o processo de cicatrização e renovação da pele, podendo levar até a formação de cicatrizes. Evite banhos muito quentes, demorados e saunas. Fuja do sol até a completa cicatrização.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PREENCHIMENTOS FACIAIS
A maioria das pessoas pode retornar às suas atividades normais, inclusive trabalhar, logo após o procedimento.
-
Evitar exercícios e atividades vigorosas no dia da aplicação.
-
Caso haja hematoma deve-se evitar o sol.
-
Usar filtro solar regularmente.
-
Pode ocorrer uma sensação de "irregularidade"/ nódulos pequenos na área preechida que geralmente somem em até 3 semanas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TOXINA BOTULÍNICA / BOTOX
Cuidados antes / depois da aplicação
-
Evitar tomar Aspirina (ácido acetil salicílico) ou antiinflamatórios por 3 dias antes da aplicação para diminuir o risco de hematomas.
-
Não deitar ou abaixar a cabeça por 4 horas depois da aplicação. Após este período se for dormir a cabeça deve ficar ligeiramente elevada
-
Evitar massagens, limpeza de pele ou outros movimentos de pressão no rosto durante 3 dias.
-
Evitar exposição solar após a aplicação de toxina botulínica.
-
A área tratada não deve ser exposta a frio ou calor intenso, assim compressas quentes ou geladas são contra indicadas
-
Não usar cosméticos e produtos dermatológicos um dia antes e um dia após à aplicação. O uso de maquiagem pode ser feito na manha seguinte a aplicação, porém sem pressionar a área.
-
Evitar exercícios físicos por um período de 24 horas
-
Após a aplicação não há restrições ao retorno das atividades habituais
Imagens ilustrativas do resultado obtido com tratamento utilizando toxina botulínica. Os resultados variam de pessoa para pessoa.
Efeitos indesejados
-
Inchaço , vermelhidão e uma leve dor no local da aplicação que costumam desaparecer espontaneamente em 24 a 48 horas
-
Hematoma
-
Dor de cabeça por algumas horas que pode ser tratada com analgésicos comuns
-
Queda temporária da sobrancelha / pálpebra.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CUIDADOS APÓS LASER
Orientações Gerais:
• Alimente-se bem antes da aplicação do laser,sem medo.
• Todas medicações usadas (para hipertensão, diabetes e outras doenças) devem ser informadas ao médico. Informe se está fazendo tratamento para acne com roacutan.Atenção especial para as drogas abaixo:
- anticoagulantes (como ácido acetil salicílico, heparina, etc);
– retinoides – estas drogas podem causar problemas no processo de cicatrização, resultando em possíveis cicatrizes (tais como a isotretinoína- Roacutan);
– fotossensibilizantes (como a tetraciclina (antibiótico), naproxeno, auranofina (anti-reumático), estrógenos e progestinas (contraceptivos orais), cloroquina (antimalárico), etc).
• Medicação que contenha ácido acetil salicílico (AAS) e anticoagulantes não impedem o tratamento com laser, mas devem ser informadas.
• Informe sobre a prévia realização de outros tratamentos de pele, como peelings químico ou abrasivo ou caso de herpes prévio.
Cuidados pós Laser Fracionado
Pós-operatório, procedimentos pós tratamento de laser fracioando.
• Dor: desconforto por algumas horas no dia, após a sessão de laser fracionado. Pode haver ainda uma sensação de “repuxamento”, e desconforto na área tratada.
• Procedimento é ambulatorial: a aplicação é realizada na própria clínica e o(a) paciente estará pronto(a) para retornar para casa logo após o procedimento.
• Curativos: logo após a aplicação do laser fracionado, a área tratada é coberta com uma camada de hidratante especifico que deve permanecer por algumas horas. Após a absorção espontânea deste creme, a pele deve ser hidratada continuamente.
• Sol: a área tratada apresentará uma coloração avermelhada, que permanecerá em média de 1 a 2 semanas. Durante este período, é imprescindível o uso de filtro solar, e proibido qualquer tipo de exposição solar, até que tenha desaparecido a coloração rósea. O não cumprimento destas orientações médicas pode comprometer o resultado do tratamento.
• Maquiagem e tintura de cabelo: pode ser necessário o uso de uma base especial, contendo filtro solar para disfarçar esta coloração rósea até seu completo desaparecimento. Tanto a maquiagem como a tintura de cabelo só deverão ser efetuadas após a primeira semana.
• Manchas: em torno da 2ª ou 3ª semana pode-se iniciar um tratamento preventivo de manchas para algumas pacientes. Se mesmo assim surgirem, o fato deverá ser imediatamente comunicado a seu dermatologista. Estas manchas são resultantes da cicatrização e, normalmente, transitórias, desaparecendo com tratamento adequado e constante supervisão médica. No entanto, se nesta fase ocorrer inadequada exposição ao sol, elas correm o risco de se tornarem permanentes.
• Repouso relativo: durante a primeira semana, permaneça longe do sol, da janela, do fogão e de outros tipos de irradiação de calor. Faça repouso, evite atividade física intensa, levantamento peso e exposição ao vento.
“Será que isto vai desaparecer ?”
Todo procedimento envolve um período próprio de recuperação. Dê tempo ao tempo, pois seu organismo se encarregará de cuidar de tudo sozinho.
“Será que isto vai desaparecer?”
Calma e não deixe entrar em contato se tiver qualquer dúvida. Daremos os esclarecimentos necessários para sua tranqüilidade.
Resultado Final:
Inicialmente, durante as quatro semanas após o procedimento, a região apresenta-se em recuperação, mas com o passar do tempo, os tecidos orgânicos vão se acomodando e o aspecto torna-se muito natural.
Na reavaliação poderá ser indicada a necessidade de
Cuidados Pós-Tratamento LASER
O objetivo é obter cicatrização prevenindo a formação de descamações no meio e nas bordas internas da área tratada, e desta forma, garantindo uma limpeza adequada e maciez (acima de tudo em relação ao local da pele).
• Para reduzir edema e a inflamação que pode ocorrer após o procedimento, recomendamos aplicar sobre a pele, logo após o tratamento, compressas frias de cha de camomila ou gazes úmidas resfriadas .
• Como cuidado pós-tratamento, sugerimos medicação aberta com limpeza suave da pele e aplicação de compressas frias, de cha de camomila,
que deve sempre ser realizada com gaze estéril e solução fisiológica. Recomendamos que o paciente reaplique pomadas enzimáticas , antibióticas e/ou emolientes e hidratantes, especialmente após limpeza e banhos. Este procedimento deve ser realizado 3 – 4 vezes por dia, até que a cicatrização clínica seja observada (4-7 dias). Após este tempo, aplique um hidratante para pele normal e um protetor solar (por 2 – 5 meses, de acordo com o fototipo da pele e condições ambientais).
• É sugerido aguardar 1 dia antes de tomar banho (evite água quente sobre a área tratada até que a cicatrização esteja completa).
• Evite esfoliação tópica por pelo menos 4 semanas.
• O uso de cremes à base de Vitamina C e hidratantes específicos, úteis para manter a uniformidade e compactação no novo tecido e reduzir qualquer deterioração possível, pode continuar por tempo ilimitado.